Portugal tem sido um dos países da Europa com crescimento mais rápido no mercado imobiliário e tem vindo a bater diversos recordes a esse nível. No terceiro trimestre de 2022, o volume de transações aumentou em 83,5% comparativamente com o mesmo período do ano anterior. A combinação de um bom clima, a qualidade de vida, a proximidade das praias e o facto de ser o sexto país mais seguro do mundo são alguns dos fatores que tornam Portugal num país bastante atrativo para o investimento estrangeiro. Neste sentido, listamos os três motivos para investir no mercado imobiliário em Portugal:
1. Os preços competitivos das casas
Apesar do constante aumento da procura de imóveis em Portugal, os preços continuam bastante competitivos comparativamente com outros países da Europa. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) referente ao último trimestre de 2022, o preço médio por metro quadrado em Lisboa ronda os 1446€, que continua a ser bastante competitivo quando comparado com outras cidades da Europa.
2. Excelente oportunidade de investimento para quem procura rendimentos a longo prazo
Em termos de rentabilidade, Portugal continua a ser um dos destinos mais procurados da Europa e onde o setor do turismo continua a crescer. Isto origina um aumento da procura de propriedades para arrendamento a curto prazo, o que se torna uma grande oportunidade para aqueles que ponderam investir em Portugal.
3. Procura de imóveis para arrendamento de curta duração
Com o setor do turismo em constante crescimento, é notável um aumento significativo no que diz respeito à procura de imóveis para arrendamento de curta duração e para investimento para alojamento local. Nos últimos anos, Portugal tem vindo a tornar-se um dos destinos turísticos mais populares e procurados da Europa. Este aumento na procura é influenciado sobretudo pelo clima, segurança e custo de vida do país, mas também pela possibilidade de trabalhar remotamente, como consequência da pandemia COVID 19.
fonte: Casa Sapo