Sabias que existem plantas anti-mosquitos? Descobre as melhores opções

É verdade que o verão já terminou, mas o calor parece que veio ficar também no outono. Com esta onda calor, também vêm os mosquitos que podem ser muito incomodativos e fonte desconforto devido às suas picadas.

Muitas pessoas acabam por recorrer a repelentes químicos para manter estes insetos longe. Contudo, nem sempre são os mais eficazes. Hoje trazemos-te uma alternativa natural que pode ser eficaz: plantas repelentes de mosquitos. Descobre algumas das melhores plantas que podem ajudar a manter os mosquitos bem longe de tua casa e jardim.

Plantas anti-mosquitos: quais são as melhores opções?
As plantas anti-mosquitos são uma alternativa natural, amiga do ambiente e agradável para repelir os mosquitos da tua casa. Reunimos para ti algumas das melhores opções de plantas anti-mosquitos:

Citronela
Esta é capaz de ser uma das plantas mais conhecidas quando falamos em repelentes naturais. Tem um aroma cítrico muito forte que acaba por afastar os insetos. Esta pode ser cultivada tanto num vaso, como no solo, mas sempre num sítio com bastante sol.

Árvores cítricas
Como vimos no tópico anterior, os mosquitos não adoram o cheiro cítrico, por isso optar por árvores como o limoeiro, laranjeira, ou tangerineira são ótimas opções para espantares os mosquitos.

Erva-cidreira
Os mosquitos têm um olfato muito apurado e, portanto, serão mais relutantes com plantas com forte componente aromático como tem a erva-cidreira. Tal como a citronela, possui também um aroma cítrico. A erva-cidreira é fácil de cultivar e pode ser uma adição valiosa no teu jardim.

Lavanda
A lavanda é conhecida pelo seu aroma suave e relaxante, mas sabias que também é um repelente natural de mosquitos? Além de manter estes insetos indesejados à distância, a lavanda pode ajudar a criar um ambiente tranquilo e relaxante na tua casa.

Manjericão
O manjericão é uma erva aromática amplamente utilizada na culinária, mas as suas folhas também têm propriedades repelentes de mosquitos. Esta aroma agradável para os humanos, não é assim tão simpático para os mosquitos e acaba por afastá-los.

Para além de ser uma excelente adição a qualquer jardim ou cozinha. O manjericão é fácil de cultivar em casa e pode ser mantido em vasos ou canteiros de jardim.

Calêndula
A calêndula com as suas cores vibrantes, também pode ajudar a repelir mosquitos e outros insetos. As flores têm propriedades repelentes naturais. A irrigação da calêndula deve ser contínua até o final da floração, no final do outono, e deve-se colocar o vaso em local bem ensolarado.

Crisântemo
Os crisântemos contêm piretrina, um composto natural usado em muitos repelentes de insetos. Teres crisântemos no jardim pode ser uma forma eficaz de afastar mosquitos e outros insetos voadores.

Alecrim
O alecrim é uma erva aromática amplamente utilizada na culinária, mas suas folhas também têm propriedades repelentes de mosquitos.

Lembra-te sempre que embora estas plantas possam ajudar-te a reduzir a presença de mosquitos, a eficácia pode variar dependendo de vários fatores. O ideal é combinar o uso de plantas repelentes com outras medidas de controlo de mosquitos, como redes mosquiteiras nas janelas e a aplicação de repelentes na pele.

 

Fonte: Site idealista