Nômades digitais: Porto é a melhor cidade para trabalhar

O Porto foi eleito a melhor cidade do mundo para nômades digitais trabalharem em home office. A eleição foi feita entre 60 cidades pela plataforma britânica de viagens Culture Trip.

O estudo levou em conta critérios óbvios como velocidade de conexão e segurança on-line. Mas também incluiu o preço e disponibilidade das hospedagens e a oferta de turismo.

“(Velocidade de internet) superada por apenas uma outra cidade na lista e sólida pontuação de segurança cibernética (97,32), tornando a cidade uma ótima opção para trabalhadores remotos”, diz a Culture.

A pesquisa concluiu que a hospedagem em um dos mais de quatro mil alojamentos turísticos por período limitado tem preço, em média, de € 72 (R$ 377) por dia.

O levantamento foi feito para nômades digitais que planejam uma escapada no verão europeu e que consigam unir trabalho e lazer, atual tendência no mundo dos negócios.

“A cidade também oferece um bom equilíbrio entre trabalho e lazer, com muitos espaços verdes para respirar ar fresco (…) Há muito para ver e fazer quando você encerra o expediente”, conclui a pesquisa.

Se o nômade digital estiver pela cidade no verão, que começou esta semana, terá a oportunidade única de participar de uma das maiores festas de Portugal, o São João, que é comemorado entre hoje e amanhã, quando é feriado na cidade.

As festas populares e tradicionais unem a cidade e culminam na queima de fogos de 15 minutos a partir do espelho d’água do Rio Douro, perto da Ponte Luís I. Após os fogos de artifício, haverá show gratuito do grupo brasileiro Batucada Radical.

Há inúmeros espetáculos brasileiros na cidade durante todo o verão. Um dos destaques é a temporada do Samba sem Fronteiras no Sandeman Stage, em Vila Nova de Gaia, que tem uma das melhores vistas do Porto e do pôr do sol sobre o Rio Douro. E é de graça.

 

Fonte: O Globo